segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dourado, Bórdô, Pinque & Infantil

Ando a juntar as bolinhas que vão caindo da camisola que tingi no outro dia em conjunto com a cortina da cozinha. A camisola ficou efetivamente bórdô, já a cortina ficou dum pinque muito faminto. Lá está, nos pózinhos coloridos não há tenacidade para com o nailône, bem que os fabricantes me advertem, ó dona Gina, olhe que.
Porra pá, estava a ver que não deixava aqui uma palavra bonita. Tenacidade. Fala de ser capaz de agarrar só com uma mão, ou por meio da língua, isto em falação. A pessoa fala e pumba, as ovelhinhas vão atrás. A pessoa atua e pumba, os outros vão com a maria.
Ao momento tenho bolinhas suficientes para compor uma flor imaginária. Não é difícil, é só ter um número alto delas, para aí umas sete ou oito. Au eva, se eu quiser compor uma nuvem não vou ser capaz. Não com estas bolinhas, e não é por serem douradas. Gouldânes. É por serem fumaça, as nuvens. Quem desenha o fumo? Eu desenhava, quando tinha oito anos, os desenhos da Primária tinham uma chaminé e um fumo a sair, uma linha em caracol, de lá até ao céu, que era o topo da folha e onde já tinha desenhado as nuvens e o sol. Era por aí que começava. Um dia concluí que era uma parvoíce de tamanhão pintar as nuvens de azul, o céu é que é azul, então passei a preencher os espaços entre nuvens no azul com que dantes pintava as nuvens. Havia também flores no campo, havia também um campo, as flores eram desproporcionadas com o tamanho da casa, havia também uma casa e um caminho que saía da porta da casa até onde a folha deixasse. Tanto podia o caminho escorrer como curvar para um dos lados. Ladeando o caminho havia árvores. Como sempre me cansei facilmente seja lá do que for, fazia uma árvore bicuda e outra frondosa. Umas vezes punha uma boneca cujas mãos eram duas argolas. Em tempos houve até maçãs a pender das árvores. Da frondosa, que a bicuda era mais assim tipo pinheiro. Não sei, aqui estou a inventar, lembro lá se era expedita o suficiente para me aperceber que as árvores bicudas são mais assim tipo pinheiros.



O pribéram-ponto-pêtê diz que tenacidade é:
substantivo feminino
1. Estado ou qualidade do que é tenaz.
2. [Figurado] Apego obstinado a uma ideia, a um projecto.
Hum, não é bem, bem, bem como descrevi, mas.

Sem comentários:

Enviar um comentário