sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

... Ainda não contei...


… Ainda não contei que tenho uma prateleira com tachos e panelas e uma caçarola, mas sem tampas para tudo, isto ao momento. Quando o trem foi parar a casa, dentre outros itens, continha uma caçarola e um tacho, pequeninos, que partilhavam a tampa. Claro que isto sou eu a ser fofinha, às tantas pertencia uma tampa também à caçarola, e isto sou eu a ser sabedora do composto dum trem, que a tampa podia antes pertencer à caçarola e não ao tacho do mesmo diâmetro. Mas, convenhamos, os tachos coexistem invariavelmente com tampas, já as caçarolas? Alguém sabe o que manda a lei? Bom, antes que me respondam, deixem-me dizer-lhes que, anos depois da aquisição do já falado trem de cozinha, eis que uma circunstância me fez levar para casa uma panelinha com fundo grosso, portanto térmico, e tampa com termómetro incorporado, portanto sensível a lavagens. Ora, nos primeiros tempos, fiz montes de caso do termómetro, lavava a tampa sem mergulhá-la toda no alguidar. Alguidar, sim, que nem sempre uma máquina de lavar louça coexistiu comigo em casa. Mas o dia chegou. Nesse dia a panelinha deixou de ser montes de importante, ademais, em tempo algum eu fizera caso do termómetro, e vai que marimbo e ponho tudo na máquina, impiedosamente.
(eu sei que o 'impiedosamente' não joga muito bem com o assunto, mas achei que ficava bem um bocado de drama neste texto)
Há dias, uma boa dúzia de anos depois da aquisição da panelinha que media temperaturas, é isso mesmo, media, já não mede, partiu-se o acrílico que protegia o ponteiro, e não sei quanto tempo depois partiu-se também o parafuso que segurava dispositivo e tampa. Acho que foi por esta ordem, o que pouco importa, pois claro, o que realmente importa, ó pá, o que realmente importa é que joguei a tampa no lixo e assim obtive, e tenho na prateleira, uma panelinha sem tampa. Ao momento andam na minha prateleira: um tachinho, uma panelinha e uma caçarolazinha partilhando uma tampa. Eu já tinha dito que a panelinha tem o mesmo diâmetro do tachinho e da caçarolazinha, não já? Não?! Ah! Então olhem: têm o diâmetro em comum e têm também a tampa. Pois.
… Ainda não contei que tenho o papel vegetal em falta. Oh céus, como é possível?! Não sei. Sei. É que o deixei acabar. Preciso imensamente de papel vegetal por modo de forrar o fundo das formas aquando dos bolos serem levados ao forno. É tão melhor para não colar a base do bolo no fundo, é que por vezes, mesmo depois de cozido, fica lá grudado, e com o papel vegetal isso já não acontece. O que por vezes acontece é, se acaso o bolo tem fruta, a mesma grudar, mas nunca a massa. Vá, vão lá vocês também comprar papel vegetal, que o conselho é válido.
… Ainda não contei dos planos doces e salgados para o fim-de-semana. Pois, é um tema corriqueiro no blogue, contudo, sempre diferente. Não, espera lá, comprometi-me a usar assuntos que nunca tenham pousado no blogue. Não, espera lá, eu já falei de papel vegetal no blogue. Não, espera lá, eu posso falar debaixo dum mesmo tema, dum tema cá dos meus, dum tema de sempre, mas como o tempo é outro, passou uma semana, o tema é o mesmo mas não o desenvolvimento. Este fim-de-semana vou fazer bolo de leite condensado e lasanha de bacalhau com camarão. O bolo: achei a receita num prospeto que encontrei num café. A lasanha: achei sei lá onde. Não, espera lá, achei numa das revistas mais velhas que tenho em casa – a Teleculinária. Só não lembro a data, mas não conta menos de duas décadas de publicada.
… Ainda não contei que há dias recebi um comentário no blogue onde um leitor se anunciava como estando a preparar sopa de cogumelos e castanhas. Fiquei logo cheia de vontade de experimentar, que cogumelos e castanhas pertencem à mesma estação do ano, só podem dar-se bem, uns com outras, e daí sair um cremezinho muito bom. Pois que fiz a receita, baseando-me mais na minha vontade do que na receita do leitor, e saiu-me efetivamente um cremezinho muito bom, só que eu acho que pus cogumelos a menos, ou então castanhas a mais, que o sabor destas últimas predominava. Tudo bem que um ou outro ingrediente tome a primazia nas papilas gustativas, mas eu cá acho que a castanha captou demasiado a atenção da minha língua.
… Ainda não contei sei lá mais o quê. Olhem: ainda não contei que este é o primeiro post do mês de dezembro de dois mil e dezasseis.

4 comentários:

  1. uauuuu! sou o leitor :)
    nunca pensei... nã coloco muita castanha, exactamente para nã prevalecer o sabor que é bastante intenso, já os cogumelos, mesmo os portobello, são mais neutros, dá para abusar.
    tenho papel vegetal, comprei para a pizza... odeio que fique grudada :)

    ResponderEliminar
  2. Pois és. E eu, numa próxima vez, ponho bem menos quantidade de castanhas.
    Não tenho papel vegetal, e olha que vou fazer pizza.;) Ponho montes de farinha. ;)

    ResponderEliminar
  3. comprei no lidl, já vem cortado :)

    ResponderEliminar
  4. Ah, nunca notei que se vendesse papel vegetal já preparado. Eu compro na papelaria, o que, afinal, nada tem de extraordinário. ;)

    ResponderEliminar