sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Questão

Há uma questão vaidosa que existe por baixo de tudo quanto se faz e que é expositivo. Questão essa que é, quanto a mim, complicada de gerir. No blogue é confuso, mas é uma coisa tão escondida - para mim, repito: para mim - que gerir a vaidade me não cansa por aí além. No blogue estou escondida, não dou a cara, se eu quiser ponho para aqui umas macacadas quaisquer e monto um personagem upa-upa, tanto em termos de vaidade, como doutra questão que me apeteça. Mas não. Eu, não. Dos comentários que tenho recebido, percebo que os leitores não me julgam muito diferente daquilo que sou fora do blogue e da blogosfera, o que me descansa, lá está, é-me portanto fácil gerir a porra da vaidade, que sempre está cá, é só um tiquinho, mas é. E está.
Ora acontece que nos vídeos o caso muda de figura. É isso mesmo, é figura, eu apareço. Ainda que não seja dada a hipocrisias, a verdade é que mantenho um personagem nos vídeos, sou 'aquela' e apresento-me 'daquela' maneira. É tanto assim que, se estou num dia parvo, pois que não há vídeos e acabou a conversa, não consigo 'falar'. Depois refleti, não muito, para aí quê, três segundos, encontrei uma atenuante do caraças para a questão vaidosa dos blogues e dos vídeos: sem exposição não há partilha, sem partilha não se existe. E acabou a conversa outra vez.

7 comentários:

  1. Uma epiquestão: partindo do princípio "não há partilha sem exposição"- não é líquido que toda a exposição resulte da vaidade. Com vaidade expomos somente aquilo de que nos orgulhamos. E o resto?

    Façamos um exercício:

    - Não me orgulho particularmente de ter por hábito cheirar a zona do gancho das calças antes de as pôr a lavar, é que podem não estar sujas nas cheirar mal, que o odor não é visível.
    - Posso partilhar isto sem achar que as pessoas vão admirar a forma como lido com problemas domésticos desta dimensão.
    - Ao mesmo tempo, ainda não é bem isto... pois na verdade não me envergonho de o fazer, realmente.
    - Agora imaginemos que partilho algo sobre mim que a começar por mim suscita repulsa. (estarei a partilhar mas sem vaidade em relação ao que exponho)
    - (estarei a partilhar mas sem vaidade em relação ao que exponho) ?
    - posso sentir repulsa por aquilo que exponho, no entanto, sentir-me orgulhosa da minha coragem ao fazê-lo, orgulhosa da forma através da qual o exponho, por exemplo.
    - e voltamos ao início(?): afinal só nos expomos com vaidade (que é diferente de "por" vaidade).
    - E agora - esta pseudo-reflexão (lá estou eu a aligeirar a importância do que acabo de escrever para escudar-me antecipadamente do ridículo das minhas palavras) aplica-se aos blogues em geral, mas se estivermos a falar de outro tipo de interacções, chamemos-lhes imediatas, a coisa já muda de figura - no decorrer de uma conversa, surge muitas vezes a exposição sem vaidade associada, e não dispomos de tempo para procurar as melhores palavras, para parecer isto ou aquilo, ainda que possamos ter estudado para isso, o facto é que estamos ali, naquela conversa, naquele momento, e...

    (agora perdi-me e para não desvirtuar completamente a intenção deste meu comentário não quero saber se faz sentido ou não, não vou reler, não vou concluir.)

    (ah, mas então e se as pessoas lerem isto e não perceberem nada? o que vão pensar de ti? que és maluca, não será, ó Kina?
    e que pensem, pronto, foi assim que me saiu a "conversa", porra, estou a tentar ser mais espontânea)


    ai sim,

    mas orgulhas-te disso, certo?


    FUI

    ResponderEliminar
  2. "Eu gosto dos que têm fome
    Dos que morrem de vontade
    Dos que secam de desejo
    Dos que ardem"


    ♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪

    https://www.youtube.com/watch?v=FILVpdH3Vk0

    ResponderEliminar
  3. Foste realmente espontânea. ;)
    E a vaidade «...é só um tiquinho, mas é. E está.» Já me fez mais impressão, entretanto percebi que contenho todos os sentimentos em mim e a partir de determinada altura, não fugir deles, pareceu-me o melhor a fazer.

    (vou ver o vídeo, ou ouvir, ou ver e ouvir)

    ResponderEliminar
  4. Mas será mau sentir vaidade? Exercê-la?
    Ou depende da dose?

    Por outro lado, se eu tentar pensar em pessoas que conheço e que considero vaidosas, tu, Gina, não me surges. (Supondo que isto de nos conhecermos por aqui também seja "conhecer")

    Uma boa semana para ti, sua vaidosona 😃😃😃

    ResponderEliminar
  5. Lá está, Susana, não sou muito diferente, não.

    (e sim, aqui, na blogosfera, dá para nos conhecermos)

    ResponderEliminar
  6. Ah, e dependa da dose, sim.

    ResponderEliminar