terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Vamos falar de doces

Aconteceu com esta que escreve que encontrou um prospeto num certo café e lendo uma receita lá escrita que lhe pareceu bem se decidiu a registar apressadamente os ingredientes. Somente os ingredientes.
Aconteceu com esta que escreve que não apontou mais porra nenhuma do dito bolo porque a preparação lhe pareceu dentro dos parâmetros habituais de confecionar uma receita. As gemas com o leite condensado são batidos e a raspa da laranja é misturada ao depois e encastela-se as claras e envolvem-se no preparado e deita-se então a farinha e vai de alcançar o estado homogéneo na massa.
Aconteceu com esta que escreve ter indagado consigo mesma se teria esquecido um ingrediente que é a manteiga aquando do copianço do prospeto para o seu papelinho. Só que não. Melhor: a bem dizer ainda hoje duvida.
Aconteceu com esta que escreve que descobriu num repente que podia substituir a farinha de trigo que dizia no prospeto por farinha de amêndoa porque esta contém em si elevado teor de gordura.




Este bolo é muito bom. Tanto parece bolo, como pudim, e lembra ainda um cheesecake daqueles que vai ao forno. Se levava efetivamente manteiga, olha, a amêndoa moída fez um papel do caraças, tanto no resultado final, como nas trincadelas desta que escreve.




Já fiz o tal Bolo de Leite Condensado. É.
Leva:
1 lata de leite condensado
5 ovos
1 laranja (raspa)
100 gramas de farinha (amêndoa moída)
E faz-se:
Bater o leite condensado com as gemas.
Juntar a raspa da laranja e mexer.
Bater as claras em castelo e envolvê-las na massa.
Adicionar a farinha e mexer até estar tudo ligado.
Levar ao forno em forma untada e enfarinhada durante aproximadamente 40 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário