quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

81

São 81, os subscritores do meu canal no Youtube. Nunca me deslumbrei com os números anunciados nas netes, não que descreia na fiabilidade dos cliques, mas descreio no total visionamento dos vídeos e, para mim, quem não veja um vídeo (ou não leia um texto no blogue) até ao fim, não conta. Ora acontece mais ou menos a mesma coisa com o número de subscritores, que é disparatado se comparado às visualizações. Tenho porém visto um rápido crescimento de subscritores nos últimos meses e presumo que isso se deva àquela coisa chamada algoritmo, quantos mais cliques num vídeo e/ou canal, tanto mais destaque dá o Youtube e tantos mais subscritores serão atraídos.
Há um vídeo meu, publicado com um mês de presença nas netes, cujo título é 'o melhor creme de pasteleiro do mundo, ah ah'. Bem sei que fui pretensiosa, arranjando um título gabarolas: olhem lá, eu faço o melhor creme de pasteleiro do mundo, olha eu tão boa a fazer isto, ó. E sou mesmo boa no creme de pasteleiro, só por dizer que nem tanto a fazer vídeos... Presumivelmente este título atrai cliques, e atrai tanto que tenho o surpreendente número de 10393 visualizações nesse vídeo. É. Há vídeos que me deram um enorme prazer fazer e editar, outros deram principalmente muito trabalho, quase me fazendo desistir de os concluir, mas concluí, e se afinal ninguém os viu até ao fim sinto que não valeu a pena tanto esforço e empenho. Já o creme de pasteleiro... Pois. A gente sabe lá, né?, as pessoas gostam do que gostam e veem o que veem e acabou a conversa.
Tenho com o canal uma relação estupidamente diferente da que tenho com o blogue, o canal parece-me vão e inútil se não for visto e comentado, o blogue também, mas em raras vezes, muito raras mesmo. Ressalvo que raramente o blogue me parece vão e inútil se! não for lido e comentado, não o blogue por si só, que isso parece todos os dias, mas! raramente por não ser lido e comentado. Afinal de contas ando aqui a fazer o quê...? NADA! E sim, já quis deixar de escrever e já tentei várias vezes. Nunca resultou, mesmo que me tenha empenhado seriamente. Uma coisa é não me apetecer escrever (coisa raríssima!), outra é não me apetecer publicar o que escrevo (coisa também rara, mas menos), outra, ainda, e bem diferente das anteriores, é ter apetite à escrita e recalcar as ideias, e eu já fiz isso uma catrefada de vezes mas, como já referi, não resultou. Não vale a pena eu deixar de existir num blogue, não no meu caso, mas penso nisso todos e todos e todos os dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário