terça-feira, 29 de agosto de 2017

A desregra dos três complicados

– Olhe, tem uma fechadura destas?

O cliente aviado olha atentamente para a dita como se fosse expert na matéria. Aproveitando tempo viro-me para outra cliente que espera vez.

– Quero uma lata de Supergel.

Vou buscar. No caminho:

– Quanto custa?

Não tenho na memória. Vou ver.

– Então e o tubo?

O cliente da fechadura reclama que não é igual. Chega outra cliente.

– Olhe, menina, tem cá varões?

Anuncio o preço da lata e do tubo. A última torna.

– Varões assim daqueles que se esticam...

O cliente da fechadura já só está a ocupar espaço, não é igual, não é igual, não é igual. A última cliente, outra vez.

– É daqueles com ventosa.

O da fechadura.

– Esta fechadura não é igual. Tenho que ir a outro lado?

O senhor é que sabe, respondo. A da lata admira-se um cadito.

– Ai, credo, tão caro!

O da fechadura marra de novo.

– Tenho que ir a outro lado, ou não?

O senhor é que sabe... E lá vem a do varão.

– Aquilo que medidas tem? Aqueles varões com ventosa, sabe?

A do Supergel lá se decide, após minuciosa observação do mesmo produto em tamanhos diferentes.

– Levo a lata, sempre compensa o preço. Quanto é?!

Faço as contas, trago o troco. A que quer o varão manifesta-se.

– Daqueles assim com ventosa. Que medidas tem?

Venho com uma moeda na mão, é o troco da do Supergel. O da fechadura está aborrecido. A do varão diz, ainda, algo que não deve ter diferença do que disse até então. E eu… Verbalizo, finalmente, não o que tenho vontade de dizer, e sim o que deve ser dito a esta última:

- A senhora tem de esperar um pouco, por favor. Eu consigo atender duas pessoas ao mesmo tempo, três é que já não dá…

O da fechadura vem de lá com a mesma lengalenga, deve estar engasgado. A do varão diz que já cá vem e vai-se embora. A do Supergel sorri e fica. O da fechadura repete-se. Olho para a minha mão e percebo porque ainda ali estava a senhora que queria uma lata de Supergel… O troco, a senhora queria o troco. Ah…

É muito preenchida, a minha vidinha, bem sei.


Nota: este post é baú, datado de 18 de novembro de 2011

2 comentários:

  1. É baú, mas é muito giro o post. E conseguiste não perder nenhum desses teus três complicados clientes?

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Ficou apenas a do Supergel...

    :-)

    ResponderEliminar