segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Dia de (disseram na Radio)

Dia Mundial do Pão, óié!
Vai que como todos os dias, o belo do pão, pois sim senhores. A modernidade trouxe-nos o medo, o inchaço e o medo do inchaço, dizem que o organismo jamais processa o trigo, que é incapaz de o fazer, então incha-se a barriga ao longo de toda uma vida. Dizem. Obviamente há alternativas, pois se o que faz mal – dizem que - é o glúten presente no trigo, a gente que amasse outras farinhas que o não contêm, né?, é pois.
Do pão que amasso quando me passo:
Eu, que não sou cozinheira, padeira ou pasteleira, não me safo lá muito bem no amasso do pão, ou então é uma questão de:

temperatura e/ou prateleira escolhida no momento do forno
tempo de amasso
humidade do ar
rácio por entre farinha, fermento e água

Quanto a mim, o maior espanto meu, é o quanto e como pode correr mal, ou menos bem, vá, um alimento que leva apenas três ingredientes. É um espanto. Ah, e não, até hoje ainda não fiz um pão como deve ser. Ora queima debaixo, ora está demasiado branco o que encima e portanto a saber a fermento, ora pouco, ou muito, sal, pouco ou muito fermento, muita água, pouca água, água muito quente, demasiado fria, impaciência na hora de amassar, má escolha da altura da prateleira ou da temperatura, preguiça de jogar água para dentro do forno por modo a fazer um fuminho que fuma o pão para que ao depois fique com um gostinho fumado na côdea, por falar em côdea: qual côdea, qual quê, e pronto e sei lá que mais.




Fazer pão é muito difícil, é um daqueles alimentos que tem mesmo de se praticar.
É.
É, é.



2 comentários:

  1. Olá.
    Outro dia encontrei-me com este blogue que agora recupero para lá tu ires espreitar:

    http://zinedepao.pt/

    boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lady Kina

    Obrigada. Vou já cuscar.

    ResponderEliminar