sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Sonho com planos para o fim-de-semana

Sonhei que tinha um camião estacionado na minha cozinha.


Este fim-de-semana planeio fazer bolachas de avelã.
Este fim-de-semana planeio fazer bolo de fécula de batata.
Este fim-de-semana planeio fazer bolo de pera e chocolate
Este fim-de-semana planeio fazer soufflé de atum e bróculos.
Este fim-de-semana planeio fazer frango em crosta de sésamo.

8 comentários:

  1. Olá Gina.

    Se quiseres partilhar a receita do bolo de fécula de batata, agradeço. Descobri há dias um saco disso na despensa e não sei que lhe faça.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Kina

    Partilho pois.

    Massa:
    8 ovos
    400 gramas açúcar
    200 gramas fécula batata
    2 colheres chá fermento pó

    Glacé:
    1 cup açúcar pó
    2 colheres sopa sumo limão
    q.b. raspa limão

    Recheio:
    1 lata leite condensado cozido
    Preparação:
    Bata as gemas com o açúcar. Bata as claras em castelo e adicione-as às gemas batidas. Adicione a fécula de batata misturada com o fermento em pó e bata por 5 minutos. Verta o preparado para uma forma sem buraco, ou duas de diferente tamanhos, no caso de querer um bolo em castelo, e leve ao forno a 180 º até estar cozido.

    Presumo que presumas como compor o resto da receita e, para mais, o glacé e o recheio é facultativo, muito embora eu creia que a eleva. Encontrei esta receita num dos meus recortes da revista Continente Magazine, chamaram-lhe 'Bolo Fernando da Avó Bina' e ocorre que não tenho efetivamente o resto da receita no papelinho, pois que, a bem dizer, é o verso do recorte que realmente fiz, ou seja: do outro lado está uma receita (inteirinha!) de tarte de amêndoa.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Ah, à tarte acima referida chamaram-lhe 'Tarte de Amêndoa da Avó Flora'. É que a revista era de julho, o mês em que há um dia dedicado aos avós.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada! vejo depois com mais detalhe, para já registei na lista o leite condensado cozido, costumo ter mas desta vez falta. Depois conto.

    ResponderEliminar
  5. Fui confirmar e até tenho! tenho tenho! Opá, eu sou um espectáculo, não sou? e só eu é que não sei!


    ;)))))))))))))))

    ResponderEliminar
  6. ... sou tão espectacular que hoje quando ia finalmente deitar mãos à obra e pô-las na massa, concluí que dispunha somente de 100 gramas da tal cena das batatas... porém, desconsolada mas não vencida, amandei-me à confecção de um outro, com a tal quantidade perfeita de fécula, e um recheio e cobertura amarelos (uma espécie de leite creme, no fundo) com coco, ao que ainda juntarei uma pitada de canela, esta totalmente da minha lavra. E pronto, também eu, "como as velhotas", gosto de fazer bolos ao Domingo ;)))))

    Obrigada.
    E tu, sempre cumpriste os teus planos?

    bj

    ResponderEliminar
  7. Muito bem. As velhotas safam-se sempre. ;)


    Fiz o bolo de peras, foi o escolhido. Este post está exagerado, como tantos, uma vez que me decidi a não publicar a indecisão que sentia pelo doce a escolher, que geralmente não passa de um, e me decidi a publicar a listinha das indecisões (anuncio-me agora indecisa, pronto). Já o frango e o sufflé, pois sim, fiz ambos, embora a crosta tenha levado uma catrefada de sementes, que os sésamos eram poucochinhos.


    Beijinhos

    ResponderEliminar