sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Façam queijo fresco

Isso!, isto façam. Também podem chamar-lhe requeijão ou, mais amandado para o internacional europeu, chamem-lhe ricota, que me não aborrecerei convosco.
É simplezinho de fazer, apenas têm que dispor de

1 litro de leite gordo
4 colheres de sopa de vinagre

O leite, se gordo e de boa qualidade, melhor. Quando digo boa qualidade digo daqueles rocócócós, xispêtêós e o camandro, pronto, o mais 'natural' possível, o mais 'à antiga' possível. Lembram-se daquele leite que vinha num saco que dizia (no meu caso, na minha vidinha infantil) UCAL e que era preciso ferver e, principalmente, não deixar entornar no fogão, lembram-se? Gina, toma conta do leite, ordenava a minha mãe, e a Gina tomava, mas, quantas vezes mal, que vinha tudo por aí acima, rápidorrápido, e a Gina nem tinha tempo de perceber qual era o botão a rodar. Mas depois, é certo, havia as outras vezes, pronto, vá lá. Pois então, se desse leite, melhor, mas não antigo, tá?, quando não já vem azedo, que essa era outra das questõezinhas do leite da minha infância, a perecibilidade.
Bom. Arranjem um leite dentro destes conformes e acabou esta conversa.
Leva-se o 1 litro de leite ao lume num tacho
Espera-se que quase ferva
Nessa altura deita-se as 4 colheres de sopa de vinagre branco
Mexe-se ligeiramente
E é um tudo-nada enquanto se vê o leite a talhar
Quando levantar fervura e se vir que há fiapos (o dito, o tal do queijo) no tacho, retira-se do lume e coa-se. Pode usar-se um passador de rede, mas uma gaze é também uma boa ideia. Quando arrefecido põe-se no frigorífico, isto se não quiserem irem dando cabo desse vosso eletrodoméstico, quando não, é enfiá-lo logo lá. Ao cabo de duas ou três horas temos então um queijinho que podemos temperar como quisermos, que tanto podemos usar em salgados como em doces.

Quem me ensinou esta receita, que considero genial pela facilidade, foi a Cátia Goarmon, a apresentadora do programa 'Os Segredos da Tia Cátia', que passa no canal 24 Kitchen.

Sem comentários:

Enviar um comentário